O ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, reagiu às críticas do escritor Olavo de Carvalho, guru bolsonarista, contra os militares do governo de Jair Bolsonaro. Em nota publicada em suas redes sociais, o general chama Olavo de “Trótski de direita”, em referência ao revolucionário bolchevique, figura central da guerra civil russa.
“Mais uma vez o sr. Olavo de Carvalho, a partir de seu vazio existencial, derrama seus ataques aos militares e às Forças Armadas demonstrando total falta de princípios básicos de educação, de respeito e de mínimo de humildade e modéstia”, escreve Villas Bôas. Foi uma defesa aos ataques de Olavo contra o ministro chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, chamado de “merda” pelo guru do bolsonarismo.
“Verdadeiro Trótski de direita, não compreende que substituindo uma ideologia pela outra não contribui para a elaboração de uma base de pensamento que promova soluções concretas para os problemas brasileiros”, diz Villas Bôas.
Olavo tem feito duras críticas ao general Santos Cruz que, no mesmo dia do ataque (sábado, 4), retrucou chamando Olavo de “um desocupado esquizofrênico”.
Nesta segunda, negou que queira “tirar” Santos Cruz do cargo. “Não sou um agente político, sou um escritor e professor. Não quero tirar o Santos Cruz da porra de ministério que ele ocupa. Quero apenas despertar sua inteligência e seu senso moral para que ele corrija o imenso mal que está fazendo. Fique com o cargo, mas tome jeito.”.
Para Villas Bôas, Olavo “age no sentido de acentuar as divergências nacionais no momento em que a sociedade brasileiras necessita recuperar a coesão e estruturar um projeto para o País. A escolha dos militares como alvo é compreensível por sua impotência diante da solidez dessas instituições e a incapacidade de compreender os valores e princípios que as sustentam.”
Trótski não merece esta infeliz comparação.
Este imbecil de meio-penico não chega nem perto da dimensão histórica de Trótski. Trótski sabia o que é ideologia.
E concordo com os dois comentários acima.
Nem lembro mais quando nem de quem ouvi essa frase: “…vejam bem para quem vocês acendem velas…” Acho que isso se aplica bem ao atual momento brasileiro.
O que representa esse Olavo para merecer tanta notícia? Um boca suja sem argumentos que só ofende. Todos que estão divulgando esse bocó caem na sua teia para aparecer. Chega desse merda! E estou sendo contido com esse cara em respeito ao blog.