Médica nomeada por Joe Biden é filha de empresário paranaense

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A médica brasileira Luciana Lopes Borio, nomeada nesta segunda-feira (9) pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para integrar força-tarefa de combate à pandemia da covid-19, é filha do empresário paranaense Leônidas Lopes Borio, já falecido. Luciana, nascida no Rio de Janeiro em 1970, é filha do segundo casamento do empresário.

Leônidas Lopes Borio nasceu em Curitiba. Era engenheiro formado pela Universidade Federal do Paraná. Durante muitos anos dirigiu a empresa Paraná Equipamentos S/A. Em 1962, foi nomeado assessor especial do governador Ney Braga para assuntos do Programa Aliança para o Progresso. Um ano depois, assumiu a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná (Codepar), posteriormente Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep).

Em abril de 1964, no governo Castelo Branco (1964-1967), Leônidas Borio assumiu a presidência do Instituto Brasileiro do Café (IBC). Indicado por Nei Braga, foi o primeiro representante desse Estado — já na época o maior produtor de café — na presidência do órgão. Dirigiu várias empresas e instituições. Leônidas Borio morreu em 2018.

A médica Luciana Lopes Borio mora desde 1980 nos Estados Unidos, onde se formou em medicina pela Universidade George Washington.Ela é  especialista em saúde públicae  começou a trabalhar no governo americano durante a presidência de George W. Bush, depois dos ataques de 11 de Setembro. Trabalhou também entre 2010 e 2019 (nas gestões de Barack Obama e Donald Trump) para o governo americano em diferentes funções relacionadas ao assunto e participou do combate às epidemias de zika e ebola.

Em seu último cargo, do qual saiu em março do ano passado, ela era a responsável pela da política de preparação médica e biodefesa da unidade de segurança global de saúde do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês), órgão ligado diretamente à Presidência.

 

1 comentário em “Médica nomeada por Joe Biden é filha de empresário paranaense”

  1. Duas coisas podem ser depreendidas: quem tem dinheiro, ganha mais dinheiro

    Com investimento em educação e infraestrutura, as pessoas prosperam e fazem coisas uteis

    É uma informação útil sobre o congresso, os deputados aprovaram uma emenda para em 2021 retirar fatia financeira da educação para gastar com obras populares

    Então essa cnversa de saúde, segurança educação é conversa para vc. Boi. Dormir

    Afinal vc quer mesmo é asfalto e abre a janela. Vê aquele azul inho bonito no chão e pensa. Como tem gente com sorte de estudar. Podia ser meu filho. Ou o filho do meu vizinho

    Logo voltamos ao início nossos governantes nunca darão escola de ponta e oportunidade para todos. De estudarem prosperar em e fazerem grandes feitos. Um ou outro milagre vai acontecer de um pobre prosperar não isso não se chama mérito. Mérito é quando todos temos oportunidades iguais e cada um chega onde quis alcançar
    Por seu mérito

    Pense uma menina q mora mo cajuru o pai abandonou a mãe com três filhos pequenos. Ela tenta fazer cursinho no positivo, quer fazer medicina. Sempre estudou nos piores colégios da cidade. Pois o prefeito não olha com sustentabilidade o futuro dela. Aí ela tem contato com ensino puxado pela primeira vez. Até vai bem nas provas. Mas não passa. Não preciso desenhar. Nem o goiura com o discurso bonito quer saber dela só quer saber é de poder. Poder se mantém com eleição. Eleição se ganha com voto e não com justiça social. Grécia que o diga.

Deixe uma resposta