A engorda da faixa de areia da praia de Caiobá, no município de Matinhos, no Litoral do Paraná, atingiu a marca de 1.800 metros de extensão alargados com 1 milhão de metros cúbicos de areia. O processo foi realizado da altura do Canal do Rio Paraná até o Pico de Matinhos e terminou nesse domingo (17).
Com isso, a engorda da faixa de areia em até 100 metros de largura já está concluída em 1,8 quilômetro, dos 6,3 quilômetros compreendidos entre a praia de Caiobá e o Balneário Flórida. Nesta semana serão realizados os acabamentos finais neste trecho, pois é preciso que a areia seja regularizada para a abertura da praia aos moradores e frequentadores do Litoral.
Próximos passos
Na sequência, a draga Galileo Galilei – navio de origem belga que realiza o processo de dragagem de areia – irá dragar o material responsável pelos reparos e adequações no perfil de praia no trecho compreendido entre o Morro do Boi e a Av. Paraná, ao sul da Praia Brava em Caiobá, em uma extensão de 1.400 metros.
O serviço neste caso será um pouco diferenciado, com a recuperação do talude (que é o trecho inicia após o calçadão e vai até a maré média). O licenciamento ambiental prevê adequações e reparos neste trecho, para recuperar os danos provocados pelas ressacas e o processo de erosão marinha. Com isto também será recuperado este trecho de praia, incluindo a reposição de areia e conformação dos taludes.
Revitalização
A etapa de dragagem é ma das intervenções previstas nas obras de Recuperação da Orla de Matinhos, que além de recuperar os impactos causados pela erosão marinha, irá minimizar os efeitos das cheias e alagamentos e revitalizar a infraestrutura da orla.
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.(Foto: Alessandro Vieira/AEN).