Martins de Oliveira, o poder que ficou no passado

(por Ruth Bolognese) – O ex-deputado Luiz Alberto Martins de Oliveira ocupou cargos importantes no Paraná, concentrou poder lá no governo Ney Braga e, mais recentemente, no governo Jaime Lerner. E foi pioneiro em dois momentos, por motivos diversos: foi o último deputado da antiga Arena, depois, PDS e foi o primeiro político de renome do Paraná a implantar cabelos.

O implante, à época, era rudimentar, se fazia nos EUA e os fios artificiais totalmente visíveis. Mesmo assim, Carlos Alberto foi imitado por meio mundo. Hoje é muito mais natural, com fios da própria pessoa e tão popular como clareamento nos dentes. Ninguém dá bola.

A carreira política de Luiz Alberto chegou até o começo dos anos 90, quando foi suplente do banqueiro José Eduardo Andrade Vieira e assumiu o posto quando o Homem do Chapéu se tornou ministro da Agricultura. E nessa condição, ajudou o governo Lerner a liberar empréstimos que os senadores da Oposição, Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT) seguravam para não colocar azeitona na empada do arquiteto.

Depois do Senado recolheu-se em Clevelândia, terra da família, onde cuidava de propriedades rurais.
Era um homem suave no trato, forte no discurso e acumulou poder político em outros tempos, com mais reverência aos cargos e menos transparência na atuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui