Marsili,cotado para a Saúde, já morou com Olavo de Carvalho, mas não é psiquiatra, diz CFM

Embora se intitule psiquiatra, e exerça a função como se o fosse, o médico Ítalo Marsili não possui especialidade em psiquiatria. Ele é o preferido da ala ideológica do governo para o Ministério da Saúde – e está em plena “campanha” para ser o terceiro ministro durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), Marsili tem seu registro regular como médico pelo CRM pelo Rio de Janeiro, inscrito desde 2010. No entanto, conforme o CFM, não consta especialidade registrada.

Também a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) informou que não há registro de Marsili como profissional da área. A ABP é responsável por emitir os títulos para todos os profissionais brasileiros. De acordo com o presidente da instituição, Antonio Geraldo da Silva, ele não pode ser considerado psiquiatra.

“Posso te garantir. Ele não é associado da Associação Brasileira de Psiquiatria e não tem título de especialista em psiquiatria, que é dado por nossa associação para todos os psiquiatras brasileiros”, assegura Silva.

Apesar disso, Marsili exibe o título em suas redes sociais e em qualquer oportunidade que surge. Ele se apresenta nas redes como “psiquiatra católico”. O médico é dono de um canal no YouTube, no qual exibe uma série destinada a autoajuda intitulada “Guerrilha Way”. Nesta série, ele já lançou vídeos intitulados como “Pancadão guerrilha”, que tratam de sua teoria “contra o vitimismo”.

Uma das informações que ostenta como se fosse uma qualificação inegável em seu currículo é o fato de já ter morado com o autodidata e professor on-line de filosofia Olavo de Carvalho, chamado de “guru do bolsonarismo”. Os dois teriam morado juntos no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, onde hoje reside Carvalho, entre 2007 e 2008.

Atualmente, o escopo da Residência Médica em Psiquiatria tem um caráter holístico e envolve aspectos da psicofarmacologia, da neuroimagem e da genética. Os três anos de Residência Médica em Psiquiatria abarcam, segundo o MEC, uma carga horária mínima de 2.880 horas anuais.

Em seu currículo, também em uma rede social, ele sustenta que tem pós-graduação incompleta em Terapia Intensiva no Hospital Central do Exército. Chefiou o setor de Clínica Médica da Policlínica Militar da Praia Vermelha Exército (2011 2012).

Além disso, registra ter feito diversos cursos e participado de vários encontros acadêmicos e que foi convidado pelo “Department of Aeronautics and Astronautics of Massachussets Institute of Technology” (MIT Boston, EUA) para integrar o “Mars Biosatellite Program” em convênio com a Nasa, a agência espacial norte-americana. Além disso, ele diz ter experiência nas áreas de engenharia biomédica e filosofia, e “especial interesse” pelos estudo de psiquiatria e metafísica. (Metrópoles)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui