Maria Victoria destaca impacto do programa de construção de creches

A deputada estadual Maria Victoria (PP) afirmou que o programa de construção de 300 creches deve gerar diversos impactos positivos na sociedade paranaense. A iniciativa, lançada na última segunda-feira (10),  é uma parceria entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e municípios paranaenses.

Especialista em primeira infância, período que vai do nascimento aos seis anos, Maria Victoria destacou que estudos realizados por economistas, psicólogos, estatísticos e neurocientistas apontaram que a cada dólar investido em políticas públicas voltadas à primeira infância, sete dólares retornam em resultados econômicos, na saúde e sociais para as pessoas e para a sociedade.

“Crianças bem assistidas e cuidadas nos primeiros anos de vida tem condições melhores de se tornarem adultos mais preparados, produtivos e com mais oportunidades”, pontuou a deputada.

Maria Victoria explicou que o desenvolvimento cerebral e das habilidades cognitivas e socioemocionais é mais rápido durante os primeiros seis anos de vida. “É o momento de formação do cérebro. A construção de creches preparadas criará ambientes adequados para o desenvolvimento das crianças”.

A deputada destacou ainda a importância da construção das creches para as mães paranaenses. “As mulheres que trabalham precisam ter a segurança que os filhos estão bem cuidados, bem estimulados e bem alimentados”, frisou.

A parceria entre o Governo do Estado e a Alep prevê a construção de 300 creches em 258 cidades para atender crianças de 0 a 3 anos de todas as regiões.  A expectativa é que os novos espaços abriguem até 13.800 crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui