A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (24) um requerimento da vereadora Maria Leticia sugerindo à Prefeitura que descentralize a vacinação contra covid-19, aplicando-as nas unidades básicas de saúde. De acordo com a vereadora, não faz sentido criar grandes centros de vacinação no Parque Barigui (Pavilhão da Cura) e na Pedreira Paulo Leminski (Pedreira da Cura) e ao mesmo tempo fechar unidades de saúde nos bairros, que poderiam cumprir com eficiência o plano de vacinação.
A Pedreira Paulo Leminski é uma área destinada à realização de espetáculos de grande porte e, até em função desses shows, sabe-se da dificuldade de trânsito na Rua João Gava, onde fica a Pedreira, que facilmente fica congestionada com fila de carros. Sem falar na dificuldade de locomoção da população e pessoal da saúde, de ônibus, até esse local, aumentando pelo transporte público o risco de se contaminar com a Covid-19.
Outra crítica da vereadora é o fato de haver um custo para montar a estrutura de vacinação na Pedreira, local que também não garante todo protocolo de higiene saúde
Ao mesmo tempo, a Prefeitura fechou 77 unidades e passou o atendimento de casos leves e moderados de urgência e emergência médica para 42 unidades de saúde (que normalmente são feitos nas UPAs) . Essas 42 unidades atendem das 7h às 19h de segunda a sexta. “Ou seja, o curitibano atendido pelo SUS não pode ter emergência médica nos finais de semana. Estamos fragilizando um sistema de saúde que era reconhecidamente robusto e criando outras estruturas. Não faz sentido”, comentou Maria Leticia.