Com 61,98% dos votos válidos, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) escolheu a Chapa 3 – Movimento UFPR para ocupar os cargos de reitor e vice-reitora. O professor Marcos Sunyê foi eleito para reitor e a professora Camila Fachin assumirá o posto de vice-reitora. A definição ocorreu após o segundo turno da consulta, realizada nesta quarta (18) e quinta-feira (19), sob a coordenação da Comissão Paritária de Consulta (CPC). A Chapa 2 – Avança UFPR, composta pelos professores Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues, recebeu 38,01% dos votos.
A comissão foi composta por representantes das principais categorias da UFPR: APUFPR (Associação dos Professores da UFPR), Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná) e DCE (Diretório Central dos Estudantes).
A apuração teve início às 19h desta quinta-feira (19) na Sala da Secretaria dos Órgãos Colegiados, logo após o fechamento das urnas. Todo o processo foi supervisionado pela Comissão Paritária de Consulta (CPC), que conduziu os trabalhos de forma transparente. A divulgação dos resultados foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da UFPR TV e da CPC.
Ao todo, foram registrados 14.881 votos, sendo:
- 9.495 discentes
- 2.158 servidores docentes ativos e aposentados
- 3.228 servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) ativos e aposentados e servidores HC/Ebserh
A Chapa 3 teve 5.716 votos do total de discentes, 1.247 votos de docentes e 2.186 votos de TAEs e HC/Ebserh. Já a Chapa 2 teve 3.779 votos de discentes, 911 votos de docentes e 1.042 votos de TAEs e HC/Ebserh.
O reitor e a vice-reitora escolhidos pela comunidade, professores Marcos Sunyê e Camila Fachin, agradeceram pelos votos e comentou quais são os próximos passos da gestão.
“Depois da comemoração, vamos chamar toda a equipe da gestão atual para conversar, montar da melhor maneira possível o plano de gestão, usar toda a experiência do pessoal que trabalhou todo esse tempo na universidade. A nossa entrada na universidade é uma mesma entrada de união, a eleição termina aqui. Vamos construir uma gestão coletiva”, disse Sunyê.
“Foi um processo bastante longo e intenso, mas do qual a gente tem muito orgulho. Andamos por toda a universidade, conversamos com muita gente, construímos um plano de gestão coletiva. Agora é partir para uma equipe de transição, tudo vai ser decidido com os servidores de cada unidade e temos até dezembro para fazer isso”, afirmou Camila Fachin.
O professor Fernando Mezzadri, candidato a reitor, agradeceu em nome da Chapa 2 os votos recebidos, parabenizou a chapa vencedora e afirmou que vai declinar da lista tríplice, respeitando a decisão da comunidade acadêmica.
“Foi um processo democrático bastante intenso. Nós tínhamos um projeto baseado no desenvolvimento da pesquisa e extensão, políticas estudantis e inclusão social. A universidade fez outra escolha e seguimos. Tivemos um caminho forte, e continuaremos firme na nossa universidade, desenvolvendo as nossas ações”, disse.
“Agradecendo à toda comunidade acadêmica que participou, nos dois turnos, da consulta realizada pelas entidades que representam as categorias da nossa universidade, parabenizo os professores Marcos Sunye e Camila Fachin pelo resultado da consulta à comunidade, desejando sucesso para ambos, o que deve significar sucesso para a UFPR”.
A presidente da CPC, Andréa Stinghen, comentou sobre o andamento do processo eleitoral, que durou pouco mais de um mês, e agradeceu as equipes que trabalharam na realização da consulta.
“Quero deixar meus agradecimentos a todas as entidades, funcionários, pessoas que participaram e trabalharam incansavelmente para que esse pleito pudesse ser realizado. A nossa comunidade tem pouco menos de 50 mil pessoas, então é um processo bastante trabalhoso. Foi um processo muito hesitoso, de muita lisura, de muita retidão, de muita competência e de muita confiança, então a partir de hoje nós sabemos quem vai conduzir a partir de dezembro a Universidade Federal do Paraná”, afirmou. (UFPR/ Foto: Marcos Solivan).