O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) recebeu um novo integrante. Marcelo Paulo Maggio tomou posse no cargo de procurador de Justiça, em solenidade realizada no auditório do Bloco II da sede do MPPR, em Curitiba, com a presença de membros e servidores da instituição, familiares e amigos.
Em seu discurso, Maggio destacou que, desde sua juventude, já tinha como certa a decisão de cursar Direito, a fim de procurar ingressar na carreira do Ministério Público, a exemplo do pai, o procurador de Justiça aposentado Antônio Saul Benedetti Maggio. Perseguiu seu objetivo da forma mais fiel e disciplinada possível, conforme ressaltou, chegando a, inclusive, atuar como estagiário do MPPR, sob a orientação inicial de Gilberto Giacoia e, posteriormente, de Samia Saad Gallotti Bonavides, em Londrina, quando ambos eram promotores de Justiça na época.
“A preferência pela instituição se deu por ideal, formado há tempos, através da percepção de que o Ministério Público muito pode e deve empregar a título de contribuição para o alcance e a manutenção de uma sociedade mais fraterna e mais justa”, ressaltou Marcelo Paulo Maggio. “Muito mais do que se ater a discussões remuneratórias e se preocupar em divulgar o que se faz em redes sociais, é preciso haver ético e incessante esforço, trabalho e perseguição de resultados que concretamente assegurem a eficaz tutela dos direitos – em especial dos fundamentais – e que dignifiquem o papel atrelado ao Ministério Público no contexto constitucional”, completou.
O empossado também enfatizou a sua satisfação de chegar ao último posto da carreira do Ministério Público com o mesmo propósito de atender à sociedade, colaborando para a contínua esperança de concretização de Justiça, que é ontologicamente o principal objetivo da instituição.
Trajetória
Marcelo Paulo Maggio ingressou no Ministério Público do Paraná em 1996, atuando como promotor substituto nas comarcas de Jacarezinho, Cambé e Rolândia. Foi promovido a promotor de Justiça de entrância inicial das comarcas de Grandes Rios (1997) e Primeiro de Maio (1998). Posteriormente, foi promovido à entrância intermediária de Assis Chateaubriand (2002) e à entrância final de Foz do Iguaçu (2003) e Curitiba (2004). Em 2014, assumiu a Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública da capital. Em 30 de janeiro, foi promovido por merecimento ao cargo de 6º procurador de Justiça do 3º Grupo Criminal. (Do MPPR).