O Departamento de Inspeção de Produtos Vegetal de Origem Vegetal (Dipov), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e a Embrapa Uva e Vinho fazem nesta quarta-feira (12), das 14 às 16 horas, uma reunião com viticultores e vinicultores do município de Curitiba e da Região Metropolitana e também extensionistas, representantes das entidades representativas do setor, e profissionais envolvidos com o Cadastro Vitícola.
A reunião tem como objetivo apresentar o Sistema de Informações da Área de Vinhos e Bebidas (Sivibe) e orientar sobre o preenchimento do Cadastro Vitícola da propriedade, e da Declaração Anual de Safra, ambos estabelecidos como obrigatórios por lei.
O Sivibe é o sistema nacional coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que permite o envio pelos viticultores cadastrados das declarações sobre áreas cultivadas, quantidade produzida na safra, variedade e a destinação desta produção. Essas declarações devem contemplar tanto as produções de uvas direcionadas para processamento, como para a comercialização visando o consumo in natura.
As informações cadastradas pelos viticultores formam uma base de dados da viticultura brasileira, permitindo, por exemplo, efetuar análises sobre a evolução e a dinâmica dessa atividade nos diferentes polos produtores do Brasil e, desse modo, subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para ampliar a competitividade e a sustentabilidade do setor produtivo como um todo.
Na reunião, será discutida a dinâmica operacional e formação de uma rede de apoio aos usuários do Sivibe. O loca da reunião é o auditório da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA/PR), na rua João Veríssimo, 420 – Tarumã.