A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está cumprindo, na manhã desta terça-feira (29), 24 ordens judiciais em Curitiba, Região Metropolitana e Londrina em operação que investiga desvios de verbas destinadas à saúde.
São nove mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. A operação batizada de “Raio-X” é fruto de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco-SP) e cumpre no País quase 300 ordens judiciais.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação aponta que uma associação criminosa desviou milhões de reais por meio de contratos de gestão na área da saúde de organizações sociais com vários municípios de São Paulo.
O esquema, segundo as investigações, envolvem agentes públicos de várias cidades, empresários e profissionais liberais. As investigações foram feitas ao longo de dois anos.
O delegado Alan Flore, da Divisão Estadual de Combate à Corrupção,informou que três dos mandados foram cumpridos em Londrina, com duas prisões e uma ordem de busca cumprida na região.”São investigadas fraudes e superfaturamento em contratos de municípios do interior paulista e organizações sociais da área da saúde, e temos alvos aqui no Paraná”, afirmou o delegado.
Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a polícia apreendeu mais de R$ 24 mil em espécie com um dos alvos, além de comprovantes de transações bancárias. Os alvos da operação que forem presos serão encaminhados para a Polícia Civil de São Paulo.(Do G1 Paraná).