Primo-distante do ex-governador Beto Richa, Luiz Abi Antoun pediu ao ministro Gilmar Mendes, do STF, que declare ilegal a ordem de prisão decretada contra ele pelo juiz da 23.ª Vara Criminal Federal no âmbito da 55.ª fase da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção nas concessões de pedágio no Paraná envolvendo agentes públicos e executivos das empresas.
Dos 19 mandados de prisão expedidos (três preventivas e 16 temporárias) apenas um não foi cumprido, justamente o que pesa contra Luiz Abi, que viajou para o Líbano na semana passada, logo após ser solto por Gilmar por meio de salvo-conduto que beneficiou também Beto Richa, Fernanda Richa, Pepe Richa e outros 12 indiciados pelo Gaeco no âmbito da Operação Rádio Patrulha – que investigou corrupção também em contratos de manutenção de estradas rurais.
A defesa de Abi argumenta que a decisão da Justiça Federal de Curitiba “além de amparada em fundamentos inidôneos, não corresponde com o atual panorama dos atos investigatórios conduzidos pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, evidenciando o desvirtuamento da medida acautelatória que se traduz em verdadeira tentativa de condução coercitiva e vexatória do requerente”
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Abi era uma espécie de “caixa geral” de arrecadações de propina no governo do Paraná. Ele não foi preso porque, segundo a defesa, está em viagem ao Líbano, com autorização da Justiça Estadual. A Polícia Federal (PF) não o considera foragido.
Autorizar uma viagem em tal circunstâncias é permitir que o acusado encubra e apague de vez todos os vestígios comprometedores. Isto torna difícil punirem os “engravatados” devido a força de conseguirem convencer quando toda sociedade civilizada condena. O que estaria por traz de tudo isto, meu Deus??? vários pesos e medidas, enquanto o lula, embora possa existirem outros fatos, mas só o triplex??? Temos de colocar limites nos super poderes de ministros, caso contrário os desiguais sempre serão penalizados.
Viajou para o Líbano, logo após ser solto pelo Supremo Gilmar? Que o Gilmar vá busca-lo.
afinal que supremo poder tem este ministro Gilmar Mendes e qual a razão de ser só “ele”???, quando temos outros tantos Ministros. Desta maneira dá a entender que existe parcialidade. A ficha corrida do primo distante tarjou de preto a história política do Paraná, esta condescendência, proteção foge, distancia da lei erga hominis, para todos.
Chama o Gilmar Mendes, sempre através do FHC isso mesmo o venerável Fernando Henrique que nomeou como ministro essa vergonha do judiciário
Será que ágora vão investigar a hingi serv também.
Líbano, Londres, La Paz, Lima, Luanda, Líbano, Londres…… Londres, Líbano.
Flashback ao governo Lerner, onde uma turma aí engendrou e implantou o anel de integração.
Agora o MPF vai dar uma integrada no anel dessa horda.
Agora o MPF já pode investigar o governo Jaime Lerner, os crimes, se houver, estão todos prescritos
No Líbano mesmo? Achei que era piada, que jamais alguém iria autorizar a viagem naquelas circunstâncias. Mas agora sim é um primo distante de verdade.