Vai ser lançado nesta terça-feira (13), às 15 horas, no Instituto Histórico e Geográfico, em Curitiba, o livro “O Educador”, de autoria do cirurgião-dentista André Moreira Rodrigues, que narra a trajetória do professor Fernando Moreira (1867-1949). Mineiro de Rio Bonito, ele mudou-se para Curitiba ainda jovem, abrindo uma escola particular e passando também a dar aulas no Ginásio Paranaense.
Bisavô do autor, Fernando Moreira iniciou-se no jornalismo no jornal A República e no primeiro Diário do Paraná. Sua esposa Rita é considerada pioneira na imprensa do Paraná. Afastados do jornalismo por uma tragédia, eles dedicaram-se ao ensino. Fernando Moreira é uma figura central na história da educação no Paraná. Ele foi um dos maiores mestres educadores do Estado, tendo desempenhado um papel crucial na formação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Fernando Moreira deixou legado com seu trabalho de estenografia. Foi na sua antiga Escola Republicana onde o escotismo germinou no Paraná. Fernando Moreira não deixava de educar ajudando e patrocinando inúmeros jovens que se tornaram vultos paranaenses. Ele também foi um dos fundadores da Sociedade de Socorro aos Necessitados
“O Educador” é uma obra que celebra a dedicação e a visão de um homem que deixou um legado duradouro na educação paranaense.