O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que é candidato a presidente da Câmara dos Deputados, disse nesta segunda-feira (25), durante entrevista coletiva, que, se for eleito, deixará para mais tarde a reforma tributária. Ele garantiu que vai priorizar a votação da proposta orçamentária de 2021, a reforma administrativa e a PEC Emergencial. A reforma tributária está emperrada numa comissão mista integrada por deputados federais e senadores.
O parlamentar afirmou que vai trabalhar para instalar a imediatamente a Comissão Mista de Orçamento para aprovar o texto de 2021. As propostas de emendas à Constituição para contenção de despesas obrigatórias e a reformulação do serviço público devem, segundo ele, ser aprovadas nos seus primeiros seis meses em caso de vitória na próxima semana.
Lira disse que considera as duas PECs como as mais fáceis de serem trabalhadas politicamente. O parlamentar avalia que a reforma tributária encontrará mais dificuldade para aprovação. A apresentação do relatório, segundo ele, já será um avanço. “Sem relatório é só fumaça, só especulação, só espuma”, disse o deputado. “Então que se entregue o relatório, cumpra o papel, e vamos se discutir emendas modificações e sugestões na comissão.” (Do Congresso em Foco).