A lição de René Dotti sobre liberdade de imprensa

Um dos mais renomados juristas do país, que se notabilizou pela defesa da liberdade de expressão e de crítica ao longo de sua carreira de mais de 50 anos como advogado, o professor René Ariel Dotti foi entrevistado sobre o tema pelo jornalista José Wille, em programa de televisão de 2012. Ele ressalta: não há abuso quando a crítica jornalística é feita em nome do interesse público.

Governantes e agentes públicos de modo geral precisam aprender com a lição de René Dotti, que fez história ao defender sempre com coragem, mesmo nos anos de chumbo da ditadura e perante tribunais militares, profissionais jornalistas acusados de subversão pela ditadura pelo simples fato de exercerem o direito de informar e criticar. Hoje, apesar de libertos da ditadura e vivendo a plenitude do estado democrático de direito, ainda há políticos – que devem à imprensa o pouco de notoriedade que ela lhes concede – que ameaçam processar jornalistas que exercem criticam ou simplesmente indagam os governantes a respeito de assuntos de inegável interesse público.

1 COMENTÁRIO

  1. Há um coronelismo reencarnado em políticos e se sentem autosuficientes, estes tem como hábito, por estar investido de um mandato, usarem da arrogância e prepotência para intimidar e ameaçarem aos que cobram por condutas suspeitas. O MINISTÉRIO PÚBLICO assistir e, no dever da função, exigir explicações, com tais comportamentos que já vem com histórico de Paranaguá. E isto, alertado, fez o Deputado Requião Filho, solicitar investigações do MP, de possíveis ramificações. O interesse publico que está em jogo, e podendo existir desvio de finalidade.
    É obrigação, de todos investidos em cargos públicos, independente da posição, dar transparência a todos os atos praticados. A sociedade não suporta mais vivenciar tolerâncias com os “colarinhos brancos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui