Leilão salvou o Hospital Evangélico? Há dúvidas

O Consórcio R+, que arrematou o Hospital Evangélico de Curitiba e a Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (Fempar) no leilão realizado nesta sexta-feira (17) é constituído por duas empresas – a Única Educacional e a Ambar Saúde. Mas não são apenas estas duas que formam um grande conglomerado controlado pela família Muniz, de Montes Claros, Minas Gerais.

Há pelo menos cinco outras, com a particularidade de que cada uma é sócia das demais:

  • Funorte Iamotecnia Ltda
  • Seim – Sociedade Educacional Irmaos Muniz Ltda
  • Snel – Sociedade Norte Educacional Ltda.
  • Sonmec – Sociedade Norte Mineira De Ensino E Comunicacao Ltda.
  • Soebras – Sociedade Educativa do Brasil Ltda

Aparecem como sócios deste conglomerado Jhonatan Rodrigues SilvaRuy Adriano Borges MunizTania Raquel de Queiroz MunizThiago Queiroz Borges MunizAmbar SaudeElaine Fagundes Silva.

Ruy Muniz é ex-prefeito do município de Montes Claros. Foi preso e teve seu mandato cassado sob suspeita de corrupção. Sua mulher, Raquel Muniz, é deputada federal; ficou famosa quando da votação do impeachment de Dilma Roussef: ao microfone, depois de gritar sim pelo afastamento da presidente, elogiou o marido como político honesto, coincidentemente um dia antes de ele ser levado preso por improbidade pela Polícia Federal.

No último dia 25 de julho, Ruy e Raquel tiveram seus bens bloqueados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foram bloqueados imóveis e veículos, correspondendo a cerca de R$ 3 milhões, em decorrência de suposto desvio de recursos recebidos pela Soebras em contatos com o governo federal.

O lance com que o grupo arrematou as duas tradicionais instituições fundadas pela Sociedade Evangélica Beneficente (SEB) foi de R$ 259 milhões, dos quais 20% deverão ser pagos em 48 horas e o restante dividido em 60 parcelas mensais.

Diante do quadro geral, a dúvida supera a certeza: o Hospital Evangélico e sua faculdade de medicina foram salvos pelo leilão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui