Quatro grupos vão disputar o leilão do lote 3 do novo pedágio no Paraná. Representantes da EPR, do Pátria, da CCR e do consórcio da 4UM (ex-J.Malucelli) e do Opportunity entregaram nesta segunda-feira (9) as propostas. O leilão está marcado para esta quinta-feira (12).
O contrato prevê R$ 9,8 bilhões de investimentos, além de outros R$ 6 bilhões de custos operacionais ao longo dos 30 anos de prazo. Os envelopes foram entregues na sede da B3, em São Paulo
Ao todo, o traçado previsto na concessão soma 569,7 km, englobando trechos federais (BR-369, 373 e 376) e estaduais (PR-170, 323, 445 e 090). O investimento total previsto ao longo dos 30 anos da concessão é de R$ 15,91 bilhões, sendo R$ 9,87 bilhões em infraestrutura e R$ 6,04 bilhões em ações operacionais e de manutenção.
O chamado lote 3 é composto pelas BRs-369/373/376/PR e PRs-090/170/323/445, totalizando 569,7 quilômetros de extensão. O lote conecta importantes trechos, como Mauá da Serra a Londrina e Sertanópolis, além de interligar o Paraná aos estados de Santa Catarina e São Paulo.
Dentre as principais intervenções constam 132,6 quilômetros de duplicações; implantação de 24,6 quilômetros de faixas adicionais; 61,7 quilômetros de vias marginais e 61,6 quilômetros de contornos. Também estão planejados dois pontos de parada e descanso (PPDs), além de 22 passarelas, duas áreas de escape, oito passagens de fauna e 14,9 quilômetros de iluminação no trecho da Serra. A estimativa é de geração de mais de 143 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda na região impactada.