O jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes lança nesta quinta-feira (14), em Curitiba, o livro “Escravidão – Volume 3: Da Independência do Brasil à Lei Áurea”. A obra mostra que a desigualdade social no Brasil de hoje é sinônimo da herança escravagista. O autor vai participar de uma bate-papo com o público e autografar a obra. Laurentino Gomes é titular da Academia Paranaense de Letras e ganhou sete vezes o Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, 1822, 1889 e Escravidão.
O evento vai começar às 19 horas, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. A entrada é franca, mas para garantir os autógrafos e fotos é preciso ter o livro, que pode ser adquirido na hora, e retirar uma das 200 senhas que já estão sendo entregues no local.
O livro é o último volume da trilogia Escravidão. O texto, ilustrado com imagens e gráficos, é fruto de seis anos de pesquisas que incluíram viagens por 12 países: Cabo Verde, Senegal, Angola, Marrocos, Gana, Benim, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal) e três continentes: África, América e Europa.
Dedicado ao século XIX, o enredo aborda a Independência, o Primeiro e o Segundo Reinados; o movimento abolicionista, que resultou na Lei Áurea de 13 de maio de 1888; e ao legado da escravidão, que ainda hoje emperra a caminhada dos brasileiros em direção ao futuro. (Foto: reprodução/TV Cultura).