Justiça suspende pesquisa sobre a corrida eleitoral em Curitiba

A Justiça Eleitoral do Paraná suspendeu na tarde desta quarta-feira (3) a divulgação o resultado da pesquisa realizada em Curitiba pela Paraná Pesquisas que seria feita nesta quinta (4). O pedido de impugnação é do PDT, partido do deputado estadual e pré-candidato a prefeito da capital paranaense Goura.

A decisão é da juíza eleitoral Giani Maria Moreschi, da 175ª Zona Eleitoral de Curitiba, que determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa sob registro PR-04643/2024, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Censo

Além de não aparecer o nome de Goura na pesquisa, a aplicação dos questionários foi feita com base em dados da PNAD/IBGE 2015. A argumentação do pedido de impugnação foi de que já há dados do censo de 2022, mais próximos da realidade atual. Goura e o PDT disseram no pedido de impugnação que “curiosamente, a empresa parece optar não por adotar o Censo IBGE mais recente, datado de 2022, mas sim o IBGE/PNAD, ferramenta auxiliar ao CENSO, com caráter de complementação e atualização.”

A Paraná Pesquisas alegou, por sua vez, que não tinha como usar dados do IBGE de 2022, porque parte dele, como os dados socioeconômicos, ainda não estariam disponíveis. A magistrada não acatou a alegação da empresa.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui