Em meio à crise que ameaça o maior hospital filantrópico de Curitiba e sua faculdade de medicina, a Justiça do Trabalho nomeia novos interventores para as duas instituições. Pelo Hospital Evangélico responde Ladislau Zavadil Neto e pela escola o médico Paulo Eduardo Carneiro.
Eles tentam retomar o processo de leilão das duas instituições criadas nas décadas de 1950 e 1970, respectivamente, pelo médico Daniel Egg, um dos líderes fundadores da mantenedora Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), que reúne igrejas tradicionais do protestantismo e outras mais recentes da corrente pentecostal.
O ovo da serpente pode ser encontrado nas mais de duas décadas em que hospital e faculdade estiveram sob a direção do ex-deputado André Zacharow (foto). Ele é apontado como principal responsável pela bancarrota. Foi diretor por 23 anos, de 1988 a 2011, quando foi deposto pela própria SEB – mal talvez já tarde demais.
Durante o período em que administrou as instituições se elegeu várias vezes deputado federal por partidos diferentes e é acusado de ter misturado suas ambições políticas com fundos e serviços do Evangélico.
Como parlamentar, conseguiu aprovar emendas no Congresso em favor do Evangélico, incluindo uma destinada à criação de um curso de turismo que nunca funcionou. Responde a inquéritos do Ministério Público Federal e Polícia Federal, além de processos no Supremo Tribunal Federal.
Pra vc ver, eu gostava nele, toda vez, com base no que? Ah entre um monte de estranhos tem esse senhor aqui que cuida desse hospital maravilhoso. Está tão bem cuidado, não nega nada a ninguém, vou votar nele! Só que então ele levava meu voto por cuidar exemplarmente da saúde do hospital que ele não cuidava!! :(