Justiça Eleitoral mantém o apoio do PSDB à candidatura de Alvaro Dias

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou na tarde desta segunda-feira (15) a ação impetrada pelo ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho (PSDB) contra decisão da federação nacional PSDB/Cidadania que anulou o lançamento da sua candidatura ao Senado Federal para apoiar a do senador Alvaro Dias (Podemos). Os magistrados acataram argumento da federação nacional de que Silvestri Filho não seria parte legítima no processo. A informação é do portal Bem Paraná.

Como se sabe, Silvestri foi lançado pela convenção estadual do PSDB como candidato ao Senado, mas a comissão nacional da federação anulou a decisão, optando pelo apoio a Alvaro Dias, que concorre à reeleição.

A relatora do processo, a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, concluiu em seu voto que Silvestri Filho não é parte legítima no processo. E apontou ainda que não houve um pedido de anulação da ata da federação estadual que confirmava a decisão da nacional. “Prevalece a vontade da coligação em escolher um candidato”, disse a magistrada.

Já o defensor de Silvestri Filho, o advogado Luiz Fernando Pereira, disse que, se prevalecesse a decisão da comissão nacional, a convenção estadual perderia o sentido. “Não tem sentido mais fazer convenções. As convenções vão se tornar em nada”, disse.

Por sua vez, o advogado da Federação nacional, Paulo Ferraz, rebateu a tese. “A convenção não foi anulada. Tanto que os candidatos a deputado federal e estadual foram registrados. É uma questão de não homologação do candidato ao Senado pela Nacional”, disse. “Silvestri não é parte legítima, porque não faz parte da comissão da federação”, afirmou ele. “Houve a convenção onde se colocou Silvestri como pretenso candidato ao Senado. Houve assinatura de uma ata conjunta firmando a coligação com o Podemos. Não há nessa ata qualquer ressalva”, disse, afirmando que se tratava de uma decisão interna da federação. (Do portal Bem Paraná).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui