Jornalistas, governos, perguntas e respostas

(por Ruth Bolognese) – Alguns jornalistas gostam de notícias e outros de dinheiro, dizia o velho Antônio Carlos Magalhães, o ACM. E digo eu: os governos, todos eles, sabem diferenciar instantaneamente uns dos outros.

Que desculpem os mais sensíveis, mas jornalista é carniça mesmo. Se gosta de dinheiro, vira um insaciável, porque acha que o preço dele é sempre maior do que vale realmente. Se gosta de notícias, vira um escorpião e vende a mãe por uma boa informação.

Exercer o jornalismo com informação, apenas, é a chance que esses dois velhos meio rabugentos pretendem aqui no Contraponto. E vamos resistir e sobreviver por muito tempo, ou até que a vida nos coloque mais e mais barreiras. Por sabujice, teimosia e amor à função, vamos duvidar e perguntar.

Porque somos frágeis e fortes. E porque temos consciência que a fragilidade está na distância dos altos poderes, políticos e econômicos, e agora também jurídicos. Ninguém nos protege, financia ou segura a onda. O rabo preso ao nada. É a consciência que nos fortalece.

Por tudo isso, o nosso ofício é levantar a poeira. Não temos, nem de perto, nem de longe, uma força-tarefa para investigar a fundo as tramoias que se armam embaixo dos panos. Dependemos de juntar um fio ao outro para que se dê um pouco de luz aos fatos.

Nossa arma, no fundo, é perguntar. E o dever, se for o caso, duvidar da resposta.Jornalistas, governos, perguntas e respostas

Por isso, quando vem um representante do governo, como fez ontem o deputado Romanelli (foto), nos ameaçar com processos, é chover no molhado. Afinal, só podemos levar ao Juiz as informações já publicadas sobre os interesses da família Richa no Eixo Modal de Paranaguá, baseadas nas investigações do Ministério Público. E as mesmas dúvidas que levaram o Superior Tribunal de Justiça (STF) a mandar prosseguir com o inquérito contra o governador Beto Richa.

Quem deve responder sobre as dúvidas levantadas, a história do grupo Green, a repetição do método de Paranaguá na Região Metropolitana de Curitiba, sobre as amizades e os projetos de governo é o próprio governo Beto Richa. Nós vamos publicar toda e qualquer resposta, tim tim por tim tim. É só isso que sabemos e podemos fazer.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui