O jornalista investigativo James Alberti será homenageado pelo deputado estadual Requião Filho (PDT) com entrega de Menção Honrosa e título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná. A cerimônia acontece nesta segunda-feira (24), às 18h, na sede do SindijorPR, em Curitiba.
A homenagem reconhece a trajetória de mais de três décadas de Alberti no jornalismo investigativo. Sua atuação é marcada pela produção de reportagens de impacto social que contribuíram para revelar esquemas de corrupção, desvios de verbas públicas e injustiças no sistema brasileiro.
Entre seus trabalhos de destaque no Paraná, o jornalista foi um dos autores da série “Diários Secretos”, investigação que expôs um esquema de corrupção dentro da Assembleia Legislativa do Paraná. Além disso, fez parte da cobertura da Operação Quadro Negro, que revelou o desvio de R$ 20 milhões destinados à construção e reforma de escolas públicas no estado.
O deputado Requião Filho destaca que o trabalho do Alberti simboliza o compromisso do jornalismo com o interesse público.
“O jornalismo investigativo exerce um papel essencial de fiscalização do Estado. A trajetória de James é exemplo desse compromisso, revelando casos graves de corrupção e contribuindo para a transparência e a democracia”, afirma o parlamentar.
James Alberti nasceu no dia 15 de outubro de 1971 em Jardinópolis (SC). Graduou-se em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Itajaí (SC), em 1996. É pós-graduado em Comunicação Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PucPR), em 2006, e em Produção e Direção de Documentário, pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba/PR), em 2007.
Ao longo de sua carreira, Alberti trabalhou por 16 anos na RPC e, desde 2017, integra a equipe de jornalismo investigativo do Fantástico, da TV Globo. Ele acumula diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, incluindo o Prêmio Esso, o Prêmio Tim Lopes, o Prêmio Vladimir Herzog, o Global Shining Light Award, e outros.