Jornalista Nilson Monteiro lança nesta terça mais uma obra literária

O jornalista, escritor e acadêmico Nilson Monteiro lança nesta terça-feira (16) a sua mais recente obra literária: “Lasca de Costela”, da Banquinho Publicações. Vai ser a das 19 horas na Coffeteria Solar (dependências da Fundação Cultural de Curitiba)  – Rua Dr. Claudino dos Santos, 142, Largo da Ordem.

Jornalista Nilson Monteiro lança nesta terça mais uma obra literáriaO livro é ambientado em uma cidadezinha “esquecida dos deuses”, segundo o escritor Paulo Venturelli, que assina o prefácio. A personagem central  é uma mulher, mas o livro não faz dela uma heroína, líder ou algo parecido. “Desnuda, isso sim, situações vividas por mulheres e a principal delas, Eva, nas mais diversas circunstâncias e preconceitos. É um livro sem máscaras. Já foi dito que pode ser um livro feminino, mas não feminista”, diz Monteiro.

Obras

Nos últimos 30 anos, além de ter participado de inúmeras coletâneas, Nilson Monteiro, que ocupa  a cadeira 28 da Academia Paranaense de Letras (APL), publicou quatro livros de crônicas: “Curitiba vista por um pé vermelho”, lançado em 1992, “Pequena casa de jornal”, 2001, “As cidades e seus cúmplices”, 2018, e “Retalhos na Pandemia”, 2021, escreveu ainda livros de poesias: “Simples”, 1994, e “Nem tão simples”, 2020. E dois romances: “Mugido de Trem”, 2013, e agora o  “Lasca de Costela”. É autor do “Livro Aberto”, sobre a história da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) , 2018, e oito livros institucionais.

Nascido em Presidente Bernardes (SP), em 1951, Nilson é jornalista há 52 anos. Foi membro do Conselho de Cultura do Estado do Paraná (1982/84), presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Artes e Letras da UEL, componente do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (1975/77), do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná.  É fundador e membro honorário da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui