Jânio Quadros, meu pai e a piscina

Excelente gastroenterologista, tinha sua clínica particular e era também médico concursado da extinta VASP. Acredito que nessa condição é que tenha conhecido o Jânio Quadros, de quem se tornou grande amigo.
Certa vez, estando em São Paulo, meu pai acompanhou o Sioma numa visita ao Jânio.

A conversa foi animada e o ex-presidente lembrou os anos em que morou em Curitiba e estudou no Internato Paranaense, dos Irmãos Maristas.

O pai dele, Gabriel Nogueira de Quadros, era um farmacêutico curitibano, que foi tentar a sorte no Mato Grosso, onde Jânio nasceu. Mais tarde a família retornou para o Paraná e depois Jânio mudou para São Paulo.

Jânio foi deputado federal pelo Paraná, embora não tenha participado de nenhuma sessão do Congresso, porque viajou para o exterior e, ao retornar, tenha se dedicado à preparação da candidatura à presidência.

Também foi amigo de Ney Braga, ex-prefeito de Curitiba, ex-Governador do Paraná, ex-Senador e Ministro, a quem conheceu no internato.

A conversa foi extremamente cordial e na despedida meu pai convidou-o para passar alguns dias na fazenda que a família Guelmann tinha em Ponta Grossa. Sugeriu que viesse no verão, para aproveitar a piscina.
Jânio, conhecido pelas tiradas bem humoradas e por vezes até surpreendentes, agradeceu e disse:
– “Toda minha família gosta muito de esportes aquáticos. Um primo meu bateu o recorde mundial de mergulho”.
Meu pai ficou surpreso e disse:
– “Verdade? Que incrível! Como foi?”
E o Jânio respondeu:
– “Ele mergulhou há 10 anos e nunca mais voltou.” 

1 COMENTÁRIO

  1. Vou te falar uma coisa: porque é que esses padres não estão no ministério da educação???? O país tá perdendo tempo…já faz tempo devíamos odos estarmos praticando o método Marista nas escolas do país!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui