O conselheiro Ivens Zschoerper Linhares (ao centro, na foto) será o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) nos próximos dois anos. O vice-presidente no biênio 2025-2026 será o conselheiro Ivan Lelis Bonilha e o corregedor-geral, o conselheiro José Durval Mattos do Amaral. Os três foram eleitos, por unanimidade, pelos sete conselheiros que compõem o Tribunal Pleno, na Sessão Ordinária nº 37/24 do colegiado, realizada presencialmente na tarde desta quarta-feira (30).
“Agradeço aos demais conselheiros a confiança depositada e externo minha felicidade por ter obtido esse honroso cargo de presidente do Tribunal do Contas, assegurando que estaremos engajados nesta missão”, afirmou o presidente eleito. A posse dos novos dirigentes será em janeiro de 2025.
Na sessão desta quarta-feira, também foi sorteada e homologada a composição das duas câmaras de julgamento do TCE-PR no próximo biênio. A Primeira Câmara será formada pelos conselheiros Ivan Bonilha (presidente), Durval Amaral e Maurício Requião, e os conselheiros-substitutos Thiago Barbosa Cordeiro, José Maurício de Andrade Neto, Livio Fabiano Sotero Costa e Muriel Hey.
A Segunda Câmara será composta pelos conselheiros Fernando Guimarães (presidente), Fabio Camargo e Augustinho Zucchi, e os conselheiros-substitutos Tiago Alvarez Pedroso, Sérgio Ricardo Valadares Fonseca e Cláudio Augusto Kania.
Antecipação
Esta foi a primeira eleição para dirigentes do TCE-PR sob a vigência da Lei Complementar Estadual nº 264/2024. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em abril, a norma antecipou a votação para a última sessão ordinária do Tribunal Pleno no mês de outubro do último dos dois anos de mandato do presidente do TCE-PR. Até a eleição anterior, realizada em 2022, essa votação ocorria na última sessão de dezembro do ano de encerramento do mandato.
Solicitada pelo próprio Tribunal, autor do projeto de lei, a antecipação tem o objetivo de assegurar mais tempo para a transição de gestões da Casa, favorecendo a continuidade dos trabalhos, a governança, a transparência e a efetividade das atividades administrativas e de controle externo. Com o mesmo objetivo, o atual presidente, conselheiro Fernando Guimarães (gestão 2023-2024), entregará ao sucessor eleito o Relatório de Transição.
Previsto na Resolução nº 114/2024, que instituiu a Política e o Sistema de Governança do TCE-PR, esse documento busca assegurar a continuidade administrativa e das ações de controle externo atualmente realizadas pela Corte. A partir de agora, será nomeada uma Comissão de Transição, composta por representantes da gestão em curso e da eleita, para o repasse de informações e a adoção de todas as medidas necessárias.
Currículo
Bacharel em Direito, com especialização em Direito Público, Ivens Zschoerper Linhares é curitibano e tem 55 anos. Ingressou no TCE-PR em 2005, aprovado em concurso público para auditor, cargo que passou a ser denominado conselheiro-substituto a partir da Lei Complementar Estadual nº 264/2024. Desde 24 de setembro de 2014, ocupa a vaga de conselheiro reservada para esta carreira. É o vice-presidente do Tribunal na gestão atual, cargo que também ocupou no biênio 2015-2016. Foi ainda corregedor-geral no biênio 2019-2020. (Do TCE-PR).