Um Audi A5 Sportback G-Tron branco importado da Alemanha passa por testes usando como combustível o gás metano, numa parceria entre a indústria alemã e a Itaipu Binacional. O modelo foi projetado de fábrica para funcionar com gás como combustível principal, tendo a gasolina como opção secundária.
O carro foi apresentado à imprensa nesta segunda-feira (10) e fica na Itaipu até o final dessa semana para uma série de experimentos relacionados à potência e autonomia com uso de biometano. Para isso, será usado o combustível produzido dentro da usina.
Essa é a primeira vez que equipes da Itaipu e do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) fazem testes com biometano em um veículo com a tecnologia a gás abarcada de fábrica e não adaptada. A chegada do veículo é uma parceria entre a Audi, a Itaipu e o CIBiogás.
Segundo Paulo Schmidt, superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, a experiência da Itaipu na utilização do biometano em sua frota pesou na escolha da parceria. “Estamos tendo resultados muito satisfatórios, se avaliarmos as emissões que eram produzidas anteriormente. Ganhamos não apenas pelo uso, mas também pela forma como é produzido, aqui mesmo, na Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano do CIBiogás”, disse.
“Faremos testes de autonomia, ligados à quantidade de biometano que pode abastecer o veículo e por quantos quilômetros ele poderá rodar”, explicou o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Rafael Gonzalez. “Além disso, no final da semana, o veículo fará o trajeto de Foz do Iguaçu a Curitiba abastecido somente com biometano. Queremos ver como vai se sair”, completou.
Na boa, esse pessoal da Itaipu jogam dinheiro pela janelas hein, pois o projeto dos carros elétricos que custou tempo e dinheiro não deu em nada, pois não se vê nas ruas o resultado final do projeto.