Prefeitos e vice-prefeitos de 16 municípios do Paraná participaram na tarde dessa quinta-feira (20), de reunião com os diretores da Itaipu Binaciona l Enio Verri (geral brasileiro), André Pepitone (financeiro) e Carlos Carboni (de Coordenação) sobre as novas diretrizes da empresa quanto aos investimentos e explicar quais são as formas de apresentar propostas para a captação de recursos.
O encontro foi promovido pelos deputados Arilson Chiorato (PT) e Hussein Bakri (PSD), respectivamente, vice-líder da oposição e líder da base do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Também participaram o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o deputado federal Toninho Wandscheer (PP-PR).
Segundo o diretor-geral, Enio Verri, a empresa busca prolongar a vida útil do seu reservatório e os estudos demonstraram a importância em investir em todo o território do Paraná e em parte do Mato Grosso do Sul para, de forma direta, mitigar o impacto de rios e córregos que têm influência no lago. “Hoje a nossa expectativa de vida útil do lago é de 194 anos, esperamos, com investimento em políticas públicas sociais e ambientais, diminuir a vinda de detritos e lixo para o reservatório para, quem sabe, aumentar esse prazo em mais 194 anos”, afirmou.
Verri comentou que a Itaipu Binacional tem capacidade de financiar boa parte dos custos de projetos nas áreas sociais e ambientais dos municípios, mas para isso irá priorizar os municípios com IDH mais baixo e de portes menores, o que consequentemente gera uma necessidade maior de auxílio. “Queremos dar condições para cidades pequenas, que arrecadam pouco, possam se desenvolver”, disse.
Estiveram presentes os representantes dos municípios de Pato Bragado, Guaraniaçu, Campo Bonito, Mercedes, Entre Rios, Marechal Cândido Rondon, Itaipulândia, Anahy, Capitão Leônidas, Céu Azul, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Guaíra, Iracema do Oeste, Matelândia e Foz do Iguaçu. (Da Itaipu Binacional).