Itaipu deve atingir marca histórica neste sábado

A usina de Itaipu deve atingir neste sábado (9) a produção de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde o início de sua operação, em maio de 1984. A estimativa é da Diretoria Técnica, área responsável pela operação do empreendimento binacional. 

Esse volume de energia é tão elevado que daria para abastecer o planeta inteiro por mais de 43 dias. Nenhuma outra usina no mundo gerou tanta energia limpa e renovável, e esse montante dificilmente será superado nas próximas décadas por qualquer outra hidrelétrica.

Depois de Itaipu, a usina de Três Gargantas, na China, com uma potência instalada de 22.600 MW, ante 14 mil MW de Itaipu, foi a hidrelétrica que teve a melhor produção acumulada. A chinesa gerou um total de 1,66 bilhão de MWh até 2023, ou seja 55% do total produzido pela usina brasileiro-paraguaia.

Os 3 bilhões de MWh acumulados desde o início da produção de Itaipu seriam suficientes para abastecer, além do mundo inteiro por 43 dias: o Brasil, por 5 anos e 11 meses; o Paraguai, por 221,5 anos; o estado de São Paulo, por 21 anos e 9 meses; por um ano, 662 cidades do porte de Curitiba; ou, também por um ano, mais de 5 mil cidades do porte de Foz do Iguaçu. (Da Itaipu Binacional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui