Itaipu comemora Dia do Meio Ambiente de forma pedagógica e informativa

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (5), a Itaipu Binacional está promovendo durante a semana uma ampla programação, com palestras, apresentações musicais, contação de histórias e oficinas práticas. As atividades são realizadas dentro da “Jornada de educação, cultura e sustentabilidade”, com o apoio do Conselho dos Municípios Lindeiros. O evento é on-line e segue até domingo (7).

Toda a programação está disponível nas redes sociais do Conselho dos Municípios Lindeiros: Facebook (conselhodosmunicipioslindeiros), Instagram (@redeculturalbp3) e Youtube (Rede Regional de Cultura da BP3). Além de assistir as novas atividades, também é possível conferir as apresentações de dias anteriores.

A abertura da semana ocorreu na terça-feira (2) com o lançamento do Caderno de Receitas Saudáveis. Em seguida, houve palestra com o superintendente de Gestão Ambiental de Itaipu, Ariel Scheffer da Silva. Ariel falou sobre “Qual a importância do meio ambiente para a Itaipu Binacional”.

Outra atividade da semana foi a apresentação do vídeo “Ameaças aos animais silvestres: cuidados e recuperação”, mostrando como é o trabalho no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), de Itaipu. Os médicos veterinários Zalmir Silvino Cubas e Pedro Henrique Ferreira Teles, da Divisão de Áreas Protegidas, levam o expectador a uma viagem pelo espaço ambiental, desde o recinto de animais silvestres, como a onça-pintada e a anta, as pesquisas realizadas no local, até os atendimentos no Hospital Veterinário.

A gerente da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD), Leila Alberton, organizadora da semana, explica que “a ideia central é comemorarmos a Semana do Meio Ambiente de forma pedagógica, interativa e informativa e as ações desenvolvidas pela Itaipu no território”. Ela ainda reforça para que os empregados da empresa participem do evento e contribuam com a divulgação.

“Queremos mostrar que na Itaipu todo dia é dia do Meio Ambiente”, complementa a gerente da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, que também está à frente da semana. “Nossas equipes atuam diariamente em atividades de produção de mudas, restauração florestal, cuidados com animais silvestres e atuando em programas de conservação de espécies da fauna regional. Além do monitoramento da qualidade da água, monitoramento da ictiofauna permitindo que o reservatório, além de essencial para o nosso negócio, seja essencial como um corredor ecológico e também utilizado pela comunidade que vive no entorno.”Áreas protegidas – A Itaipu mantém mais de cem mil hectares de áreas protegidas no entorno do reservatório, que são reconhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera. A fundação S.O.S. Mata Atlântica considera a empresa a principal responsável pela regeneração deste bioma no Paraná. (Da Itaipu Binacional).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui