A ilusão do Trem Pé Vermelho

A ilusão do Trem Pé Vermelho(por Ruth Bolognese) – O que seria a locomotiva da campanha da vice-governadora Cida Borghetti ao governo, o famoso Trem Pé Vermelho, não vai sair do papel. Mesmo ligando Londrina a Maringá e passando por 13 ricas cidades do Norte e Noroeste do Paraná, é inviável, caro e sem demanda para justificar o investimento.

Não adianta nada a Belezura jogar seu charme e prever que as famílias sairão de suas cidades, pegarão um trem confortável e barato e viajarão , felizes, pelas belas paisagens do Paraná. O Trem Pé Vermelho custará R$1.8 bilhões, sem o material rodante, mais que o dobro do custo previsto pelos estudos realizados até agora.

No Brasil em crise, o BNDES, único banco oficial que poderia bancar parte do investimento, fechou as torneiras. E nem iria financiar uma obra que vai exigir subsídios governamentais para as passagens nos próximos 60 anos, pelo menos, para se tornar rentável. Pior do que isso, a demanda de passageiros é baixa e a conta custo-benefício não fecha nunca.

Belezura vai ter que achar outro projeto para sustentar a campanha eleitoral do ano que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui