A vereadora Professora Josete (PT) apresentou projeto para tornar igualitários entre homens e mulheres os nomes de ruas e logradouros públicos. A partir de agora, se aprovado, para cada nome de homem que for dado a algum lugar, outro deverá ser dado a uma mulher.
Josete está indignada. Passeando pelo centro de Curitiba, ela notou a prevalência de homenageados homens nas ruas: André de Barros, Dr. Muricy, Desembargador Westphalen, Pedro Ivo, Lourenço Pinto, Barão do Rio Branco, Nunes Machado, Candido Lopes, Visconde de Nacar, Dr. Pedrosa, Vicente Machado, Carlos de Carvalho, Jaime reis, Augusto Stelfeld, Monsenhor Celso.
Nos bairros é a mesma coisa, inclusive nos novos, como o Tatuquara: Rua Jose Gebert, Heron Wanderley, Gilmar Cesar Pierkarski, Mauro Zacarias, Jeremias Eugenio Fernandes, Pedro Prosdócimo, Dr. Arides Pinho, etc. “Isso sem mencionar as praças e outros tipos de bens públicos como escolas e cmeis”, diz Josete.
E desabafa: “Precisamos incentivar que as mulheres sejam lembradas, pois trabalham tanto quanto os homens na construção da história da nossa cidade. Trata-se de um pequeno detalhe, porém um detalhe que revela o quanto é estrutural o processo que coloca a mulher em situação de desvantagem em relação ao homem.”