Ídolo do Coxa, Cláudio Marques será cidadão honorário de Curitiba

Na manhã desta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apoiou proposta de lei para conceder a Cidadania Honorária de Curitiba ao ex-lateral-esquerdo Edemir Cláudio Marques. Natural de Santos (SP), o homenageado também é conhecido como Cláudio Catega. O título, entregue a personalidades nascidas fora da capital paranaense, foi proposto por Herivelto Oliveira (Cidadania). Com 29 votos positivos e 2 abstenções na análise em primeiro turno, a iniciativa retorna à pauta nesta terça (11), para a confirmação pelo plenário.

Marques é um dos ídolos do Coritiba, time em que teve passagens entre 1969 a 1975 e de 1977 a 1978, disputando 295 partidas. Jogou ainda por equipes como o Athletico-PR, Corinthians, Fortaleza, Ceará e San Luis Potosi (México).

O homenageado já foi técnico do Coritiba, onde treinou os jogadores das categorias de base e chegou a atuar como interino do time profissional. Hoje, integra a equipe de observadores das categorias de base do Coxa.

“Fez a maior parte da sua história no Coritiba, como multicampeão paranaense. Teve oito títulos”, frisou o autor. “Uma trajetória vitoriosa como jogador, como auxiliar técnico e também como coordenador das categorias de base do clube. Ele ajudou a descobrir, entre outros jogadores, o meia Alex, o lateral Rafinha e o zagueiro Miranda.”

“Cláudio Marques segue o caminho do pai, Ernesto Marques, que revelou muitos talentos do Santos Futebol Clube, entre eles Clodoaldo, Cesar Sampaio e Pita”, acrescentou Herivelto Oliveira. “Lembrando que o Cláudio Marques circulou no futebol amador de Curitiba. Ele foi treinador do nosso rival, o Trieste”, observou Sidnei Toaldo (Patriota). “Ele agregou muito ao esporte de Curitiba com certeza”, afirmou Mauro Bobato (Podemos).

“Eu, como coxa-branca, curti muitas vezes o Cláudio jogando e depois como técnico”, declarou Ezequias Barros (PMB). Também em apoio à iniciativa, Serginho do Posto (União) reforçou que a Cidadania Honorária é a “mais alta honraria” que o Legislativo concede a pessoas nascidas fora de Curitiba. A votação em segundo turno será na sessão desta terça (11). Foto: divulgação/Coritiba.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui