Desenvolver ações socioambientais e expandir a área de atuação para todo o Paraná. Com essas metas traçadas para a nova gestão, a direção de Itaipu esteve nesta segunda-feira (24) em União da Vitória. Na presença do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), do deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR) e de lideranças locais, foram discutidos investimentos da usina na região e também foi lançado o programa Floresta de Sabores e Saberes para fomentar a agricultura familiar sustentável.
“Itaipu está com esse novo olhar, de chegar a todo o Paraná para além do Oeste do Estado. Tanto que, na última semana, anunciamos um investimento de R$ 10 milhões da usina numa ponte que será construída entre a Lapa e São João do Triunfo. E agora trouxemos a direção da empresa até União da Vitória para alinhar com as lideranças políticas e a sociedade local pautas e projetos que possam ser desenvolvidos em parceria com os municípios do Sul e Centro-Sul, em especial nessa área socioambiental, uma vez que somos a região que mais preservou e continua preservando nascentes e o meio ambiente de maneira geral”, ressaltou Hussein Bakri, que é líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O objetivo do projeto lançado nesta segunda-feira é potencializar a agricultura sustentável em 20 municípios de toda a região. Com orçamento de R$ 80 milhões até 2026, o programa vai trabalhar com educação e preservação ambiental e incremento de renda para, inicialmente, 300 famílias, no desenvolvimento do turismo rural e de produtos locais como pinhão, mel, fumo, erva-mate, entre outros.
“O presidente Lula nos deu a missão de atingir mais do que os 57 municípios próximos à usina e chegarmos a todo o Paraná, sem olhar coloração partidária. Nossa missão é melhorar a vida das pessoas em todo o estado, e estamos à disposição de quem queira se somar a nós nesse trabalho. Essa é, inclusive, uma forma de retribuir a quem abastece o Lago de Itaipu e nos permite ser essa gigante na geração de energia. Essas ações que estamos começando a desenvolver são cruciais para a questão ambiental como um todo e para a manutenção da própria empresa. Estamos focando em quatro grandes temas: proteção do solo e da água; eficiência energética (led, energia fotovoltaica); destinação de resíduos; e ações comunitárias e socioambientais”, explicou Carlos Carboni, diretor de coordenação de Itaipu.
“A presença de Itaipu aqui hoje e também do deputado Tadeu Veneri – nosso conterrâneo de União de Vitória – é uma demonstração de que temos o objetivo comum de valorizar a nossa região, acima de qualquer divergência político-partidária”, finalizou Bakri.