(por Ruth Bolognese) – O único vice-governador que assumiu o governo do Paraná e se manteve fiel à função de substituto-temporário, o professor Hosken de Novaes, é tema do livro do jornalista de Londrina, José Pedriali, ainda sem data para o lançamento.
“Hosken, fidelidade à ética”, o nome do livro de Pedriali, já define o caráter político do homenageado, que morreu aos 88 anos, em 2006.
Ex-prefeito de Londrina, José Hosken de Novaes assumiu o governo quando Ney Braga candidatou-se ao Senado, em 1982. Manteve a simplicidade que o caracterizava – fazia ele próprio as compras nos supermercados de Curitiba – e, apesar de apoiar os candidatos do governo, não distribuiu benesses públicas e entregou as contas rigorosamente em dia.
Hosken de Novaes é uma das exceções na história dos vice-governadores do Paraná nos últimos 40 anos, sempre recheada de desentendimentos, traições e uso da máquina pública nas eleições. A biografia sai em bom momento para comparações.
E Hosken de Novaes foi tão respeitado pelos paranaenses nesta trajetória ética na política que o livro é financiado pelo primeiro candidato ao PT de Londrina, hoje empresário Oswaldo Lima. E por gratidão: os pais de Lima, mineiros, foram socorridos e apoiados e pelo então prefeito da cidade quando migraram de Minas Gerais para o Paraná, sem eira nem beira.
O jornalista José Pedriali tem experiência em livros biográficos de ex-prefeitos de Londrina: Wilson Moreira e Dalton Paranaguá tiveram suas vidas contadas por ele, assim como o vereador e avô, Mário Romagnolli.
O que Pedrialli não conta. Diz a lenda que os prefeitos mais “munhecas” de Londrina, foram o d.r Hosken e o d.r Wilson Moreira. Mineiros, a bem da verdade. Tão “parcimoniosos” nos gastos eram, que economizavam até palavras.
São da mesma região de Minas e numa ocasião, combinaram viagem para visitar parentes, etc. Claro que iriam num carro só, rachando gasolina, etéque, etéque.
Devido ao percurso, marcaram o meio dele para se revezarem ao volante. No dito ponto chegando, estacionaram, desceram e se cruzaram na frente do monza. Oi, Hosken, você por aqui? disse Moreira.Tudo bem, Moreira.Também tá indo prá Itabira? Mas que coincidência, hein? disse o de Morais.
Obrigado, Ruth e Celso, pela força. Espero corresponder ao legado do dr. Hosken. Abraço
Leitura obrigatória para
ARY QUEIROZ
MARIO PEREIRA
ORLANDO PESSUTI
EMILIA BELINATI
BETO RICHA
JAIME LERNER
ALVARO FERNANDES DIAS
CIDA APARECIDA BORGHETTI
RICARDO BARROS
CARLOS PUPIN
CASSIO TANIGUCHI
RAFAEL GRECA
EDUARD PIMENTEL I
SILVIO BARROS II
YEDA CRUSIUS
OLIZANDRO E SEU VICE EM ARAUCÁRIA
JOEL MALUCELLI
OSMAR DIAS E DERLI DONIN
RATINHO JUNIOR