O monumental tropeção que o ex-governador Beto Richa sofreu às vésperas da eleição, com denúncias graves que o levaram à prisão e mais os apelos frequentes de companheiros quo querem fora da aliança com Cida Borghetti ou mesmo que desista da candidatura ao Senado deverão mostrar seus efeitos na primeira pesquisa Ibope/RPC realizada neste período conturba.
Até semanas atrás , Richa estava cotado para se eleger em segundo lugar para uma das duas cadeiras em disputa, atrás de Roberto Requião. As denúncias de corrupção que pesaram contra ele, a família e alguns dos mais próximos assessores estragaram seus planos. É possível que já não ocupe a segunda colocação, mas a terceira ou quarta, o que o deixaria sem nenhum cargo eletivo durante longo tempo e com chances mínimas de voltar a cena nas próximas eleições.
O vácuo que ele deixou está deixando animadas duas outras canditaturas – a do professor Oriovisto Guimarães (do Podemos), aliado de Ratinho, e Flávio Arns, que disputa amparado apenas pela frágil Rede presidida por Marina Silva.
A pesquisa será lançada hoje à noite e vai tirar as dúvidas.
Serão medidos também os índices dos três principais candidatos ao governo: Ratinho Jr. PSD, o favorito disparado), a governadora Cida Borghetti (PP) e o deputado João Arruda, do MDB), que até a pesquisa da semana passada ocupavam as segunda e terceira colocações.
A pesquisa poderá aferir se a fase ruim de Beto Richa contaminará a disputa ao governo e mostrar qual dos três candidatos foi mais faz de tirar partido da desgraça alheia.
Um idoso morreu num incêndio em Campo Largo, o Corpo de Bombeiros foi chamado mas não pode ir ao local, as viaturas estão no conserto… Pode isso, governadora Cidinha?
Quem garante que uma vaga já tem dono? Não é o que se ouve pelaí…