Como era de se esperar, o governador Ratinho Jr. diz confiar plenamente em seu chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva, alvo de divulgação de depoimento de um delator da Lava Jato de que ele teria recebido “ajuda” de R$ 100 mil da pedageira Econorte para sua campanha de eleição à Assembleia em 2014. Ratinho quer que tudo se esclareça o mais breve possível, mas não anunciou nenhuma medida interna; espera que a Justiça e o Ministério Público façam o trabalho.
Guto Silva foi eleito deputado estadual duas vezes, com reduto na região de Pato Branco, mas sua presença começou a ser notada nos meios políticos quando trabalhou no gabinete do ex-governador Beto Richa em seu primeiro mandato, a partir de 2011. Eleito em 2014, sua habilidade política logo o levou a ocupar cargo na Mesa Executiva da Assembleia, com livre trânsito e influência no Palácio Iguaçu.
Do mesmo partido em que militava o então deputado Ratinho Jr., o PSC, Guto abraçou a candidatura do correligionário ao governo do estado em 2018 e foi um dos coordenadores mais ativos da campanha vitoriosa já no primeiro turno. Já nos primeiros dias após a eleição, Ratinho anunciou o nome dele para ocupar a chefia da Casa Civil e o designou como seu principal articulador político.
Sua ascensão meteórica ao poder parece tê-lo transformado numa espécie de “Geni” do governo estadual. O tiroteio não partiu da oposição, mas de antigos membros do mesmo grupo político. No início da semana, foi incluído pelo deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), ex-primeiro-secretário da Assembleia, como um dos “gulosos” que acorriam ao seu gabinete para “fazer pedidos”. Outro companheiro, o deputado Luiz Carlos Martins (PP), seguiu a mesma toada de Plauto e também fez insinuações a respeito da suposta gula de Guto Silva.
O fogo “é amigo” e suas chamas foram levantadas nesta sexta-feira (15) com o vazamento de um trecho da delação do ex-diretor geral do DER Nelson Leal Jr. onde diz que R$ 100 mil em propina paga pela pedageira Econorte foram destinados a Guto Silva. Guto nega.
Dono da caneta que escolhe e nomeia para cargos na administração direta e nas estatais, é possível que o chefe da Casa Civil tenha desgostado parlamentares atormentados pelo mesmo pecado capital da gula. E, contrariamente ao que alguém já disse, pode-se perdoar o pecado, mas não o pecador.
Sem contar que usava um funcionário da Embrasil segurança da assembleia quando era deputado e também um polícia .
Não estão respeitando nenhum deputado neste governo… Simplesmente tiram técnicos que tem sim indicação política, mas são bons profissionais nas suas áreas e colocam gente despreparadas. Não respeitam a experiência e tempo de casa… Valorização Zero!!! Apadrinhamentos de bandidos incompetentes 10 !!!
Muda o governo e a história continua. Não adianta, mesmo que o camundongo tente, quem manda mesmo nessa panela são os amiguinhos que tem o rabo preso!!!
Sem contar colegas blogueiros, que tem ainda a ex amante do Pepe Richa numa diretoria da estatal… acho que todos devem conhecer a dama da noite !!???
É verdade Amadore, o tal de Joel Macedo é um baita de um pilantra. Deve estar preparando o caixa para o nobre deputado certinho/almofadinha de Pato branco. Com certeza!
Esse Guto é guloso mesmo. Na Sanepar colocou um testa de ferro que entrou ontem na empresa e se acha o dono do mundo, esquece que daqui alguns anos volta para a oficina.
Caramba!! Quanta tristeza.
Não sobre ninguém???
Este menino Ratinho Júnior era a esperança de tirar as velhas raposas, mas pelo que percebo teremos um jovem menino rico que ganhou um estado para brincar de administrar, cercado de amiguinhos gulosos e soberbos e despreparados ! Estão todos perdidos. Fingem estar preparados atrás de termos técnicos que até agora só está no papel e no campo das ideias mas na prática só a nomeação de cargos e cargos para parentes e ex deputados e povo toma denovo !!!
O ratão deveria por ordem na casa.
Parabéns aos que imaginaram que dava para melhorar o país elegendo um monte de picaretas que se apresentaram como representantes da “nova política”. Até dá pra mais ou menos perdoar os que votaram nos bozos e ratazanas só como forma de protesto, vá lá. Mas aos crédulos fanáticos, por favor: assumam que são otários renitentes e pensem seriamente em anular todos os seus votos daqui em diante. Para o bem do país e de vocês mesmos. Em tempo: não estou defendendo o PT…
Parabéns eleitores do governador !
“Me diga, com quem tu andas. Que direi quem tu és!”
Infelizmente esse governo que ai está, não tem nada de novo. É uma sequência do anterior Beto Rocha.
Tudo farinha do mesmo saco. Mesmo modus operendi. Já e possível fazer uma previsão, de como vai ser essa gestão. Mais 4 anos sendo esfolados de novo.
Bota guloso nisso! Doido para colocar amigos picaretas em cargos por aí…