Em meio a uma disputa de caráter religioso, 180 os candidatos concorrem neste domingo (6) às eleições para renovação de 50 vagas de titulares e outras 50 de suplentes para os dez conselhos tutelares de Curitiba – instituições criadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) visando à envolver a comunidade na garantia dos direitos deste segmento de pessoas vulneráveis a violências físicas, emocionais e sexuais.
Quem tiver título de eleitor pode comparecer às urnas instaladas em dez endereços de Curitiba (veja abaixo lista de locais de votação).
O que deveria ser uma eleição absolutamente laica, acabou virando uma guerra religiosa. Igrejas evangélicas inscreveram seus fieis em todas as regionais e, nos últimos dias, intensificaram campanhas para elegê-los.
Entre os argumentos de campanha estão a preocupação com temas como liberdade de gênero e casamentos homoafetivos, embora não sejam assuntos relacionados à atuação dos conselhos.
A Igreja Universal, do bispo Edir Macedo, é mais empenhada em chamar seus fieis para que compareçam à votação. Comunicado distribuído durante seus cultos, intitulado “Conselho Tutelar: é nosso dever participar”, a Universal diz ser necessário abrir espaço nesses órgãos a pessoas que tenham “compromisso com Deus, acima de tudo”.
Diz um trecho do documento: “Talvez nunca na História da Humanidade crianças e adolescentes tenham precisado tanto de quem defenda seus direitos”. Além disso, afirma que “está nas mãos da população zelar pelos direitos dos futuros cidadãos, escolhendo conselheiros competentes”.
Por sua vez, embora menos organizada e menos empenhada, tenta responder à ofensiva ao distribuir uma nota lançada pela arquidiocese de São Paulo que diz: “Quando nos ausentamos, deixamos espaço aberto para outras denominações religiosas, como os evangélicos, que estão presentes não só nos conselhos, mas em diversos campos da política.”
Para votar, basta comparecer em um dos locais de votação e um documento com foto. Os votos serão registrados da mesma forma que a eleição para prefeito e vereadores por exemplo, ou seja, em urna eletrônica, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). São eleitos os candidatos que obtiverem o maior número de votos.
♦♦♦♦♦♦♦
Locais de votação
Bairro Novo
Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Endereço: Rua Pastor Valdomiro Bleski, 71 – Sítio Cercado
Boa Vista
Escola Municipal Professor Ricardo Krieguer
Endereço: Rua Maria Geronasso do Rosário, 346 – Boa Vista
Boqueirão
Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Rua Carlos de Laet, 4130 – Boqueirão
Cajuru
Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag
Endereço: Rua: Pedro Bocchino, 140 – Cajuru
CIC
Escola Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 841 – Vila Nossa Senhora da Luz – CIC
Matriz
Escola Municipal Professor Brandão
Endereço: Rua João Gualberto, 953 – Alto da Glória
Pinheirinho
Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira
Endereço: Rua Leon Nicolas, s/nº – Pinheirinho
Portão
Escola Municipal Papa João XXIII
Endereço: Rua Itacolomi, 700 – Portão
Santa Felicidade
Escola Municipal dos Vinhedos
Endereço: Rua Zem Bertapelle, 55 – Santa Felicidade
Tatuquara
Rua da Cidadania do Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara