Guedes vai propor unificação do PIS/Cofins com alíquota de 12%

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai entregar nesta terça-feira (21) aos presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a primeira sugestão do governo Bolsonaro sobre a reforma tributária.

O texto prevê a unificação de impostos federais sobre o consumo (PIS e Cofins) em um único tributo com alíquota de 12%, anunciou o ex-ministro e assessor especial de Guedes, Guilherme Afif. As ideias do governo estão prontas desde o ano passado. Atualmente, as alíquotas do PIS/Cofins são variáveis e dependem das atividades e do ramo das empresas.

Há outras sugestões do governo sobre o tema que não serão encaminhadas nesta semana e devem ficar para outro momento, como mudanças nos impostos de produtos industrializados, diminuição do Imposto de Renda para pessoa física e jurídica, criação de um tributo sobre dividendos e desoneração da folha de pagamento.

Este último ponto é o mais complicado por envolver a criação de um tributo que incide sobre transações financeiras. Afif disse que os outros pontos defendidos pela equipe econômica do governo serão enviados “na sequência da abertura dos debates”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui