O vereador Mauro Ignacio está propondo a mudança do nome de Guarda Municipal para Polícia Municipal de Curitiba. A nova denominação tem objetivo, ele argumenta, de aplicar as funções de polícia conforme a nova legislação federal, que dá atribuições e funções de polícia aos agentes da Guarda. A proposição, se aprovada pelo plenário, seguirá para a prefeitura em forma de sugestão.
Entendo que hoje a Guarda Municipal já deixou de muito tempo de ser guarda patrimonial.
Ossp forçada pela incompetência do governo estadual, que tem como uma de suas funções a segurança pública.
Ao assumir de vez , de fato, de direito e de nome as funções de polícia, a Guarda Municipal será mais um nó nas finanças públicas municipais, pois terá sobre sua cabeça a função de prover a cidade com a segurança da população, poder de polícia, poder de quê?
Claro que com as novas atribuições da Guarda, precisa que os municípios se atentem com a aplicação e reforma do tal pacto federativo, principalmente com as atribuições de cada ente da federação, mas também com os recurso necessários para tal fim.
Não há como assumir mais encargos com os recurso hoje concentrados na União e de pires na mão , os prefeitos sigam à Brasília como pedintes para resolver seus problemas financeiros.
Assim o senhor vereador poderia utilizar seus conhecimentos para dar a slução ao Prefeito caso este particular se concretize, pois a mudança do nome carimbará de forma contundente a Guarda como polícia e com isso todas as atribuições policiais.