Grupo de futebol de Curitiba lança a sua história em livro

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Na comemoração do trigésimo quarto ano de sua existência, o Grupo ECO de futebol de Curitiba lançou a sua história em livro. O evento foi realizado na Academia de Futebol New Soccer, em Santa Felicidade, sede atual do grupo.

Grupo de futebol de Curitiba lança a sua história em livroO ECO foi fundado em 5 de outubro de 1987 na antiga Telepar, reunindo empregados da então Diretoria Econômico-financeira. Três teleparianos e um empresário uniram esforços para idealizar e lançar o livro “Grupo ECO – Vibrante e forte numa grande nação”.  São eles: os teleparianos José Francisco Cunha, Marco Antonio Andraus e Vilson Toso e o empresário Wilson R. Pickler..

O projeto do livro foi desenvolvido durante a pandemia, de março a setembro de 2021, em prazo recorde; em cores, no tamanho 36,5×26,8cm, capa dura e 287 páginas e com registro no ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro). Sem fins lucrativos, a produção da obra foi custeada integralmente com recursos provenientes dos valiosos patrocinadores individuais e corporativos.

O nome ECO é formado pelas iniciais dos departamentos de Economia, Contabilidade e Orçamento da então Diretoria Econômico-Financeira da Telepar (a empresa foi privatizada em 1998). A denominação original não foi alterada, mesmo depois que o grupo passou a aceitar colegas de outras áreas da empresa e de outras instituições.

O grupo tem estatuto e regulamentos que estabelecem procedimentos aos associados, jantar, futebol e truco a três. Cada associado paga uma taxa  mensal, que é empregada principalmente para as despesas de aluguel de cancha e compra de bebidas e ingredientes do jantar.

No começo, era o “Clube do Bolinha”, mas aos poucos o grupo foi se abrindo para os familiares do Grupo ECO. Então surgiram os jantares para as mães (Dia das Mães), as comemorações do Dia dos Pais e as festas de encerramento do ano — eventos em que participam as esposas, os filhos e os parentes dos associados —, e no último jantar de cada ano ocorre a entrega dos troféus do Supercampeonato de Truco a Três e o Amigo Secreto da turma.

Deixe uma resposta