O prefeito Rafael Greca (DEM) estreou na noite dessa quinta-feira (8) as lives semanais nas redes sociais de sua campanha eleitoral para reeleição à Prefeitura de Curitiba. Mobilidade urbana foi o tema da estréia.
A primeira “Conversa com o prefeito Rafael Greca”, que durou quase 40 minutos, foi acompanhada por 6.650 espectadores em três plataformas (Facebook, Instagram e YouTube), com mais de 15 mil comentários, reações e compartilhamentos. Ele explicou que o grande passo para uma nova revolução no transporte curitibano é o projeto do Inter 2, que prevê a implantação de ônibus elétricos, novos terminais e pontos inteligente e sustentáveis, inclusive com integração com outros modais (bicicletas e carros), para as linhas que cruzam 28 bairros da cidade e são as que mais transportam passageiros fora dos eixos estruturais.O prefeito contou também que o Ligeirão Leste-Oeste, que liga Pinhais a CIC, também será requalificado nos próximos quatro anos.
Greca destacou ainda que o novo Plano de Estrutura Cicloviária deverá duplicar a malha atual de ciclovias da capital nos próximos quatro anos, chegando a 500 quilômetros. Ele lembrou que, já na primeira etapa do plano, a cidade ganhou 28,8 quilômetros de novas vias para bicicletas, que integram importantes eixos de transporte, como a Avenida República Argentina e a Rua Padre Anchieta, entre as universidades e locais de grande fluxo de pessoas. Até o fim deste ano, serão 51 quilômetros em vias para os ciclistas.
Calçadas, saibro e asfalto também foram temas de perguntas dos eleitores durante a live. Greca lembrou que, em quase quatro anos de gestão, a capital ganhou 475 quilômetros de asfalto novo e que dentro do programa Asfalto sobre Saibro, 53 ruas e seus mais de 11 quilômetros que servem bairros de nove das dez administrações regionais já receberam infraestrutura de drenagem (galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio) e asfalto novo. “Até 2024, faremos mais 500 km de asfalto novo e ruas de saibro darão lugar a vias asfaltadas”, afirmou.
Que tal uma ciclovia do Atuba até o Pinheirinho e outra de Santa Felicidade até o Jardim das Américas, por dentro da cidade. Uma “XBIKE” de verdade para os curitibanos pedalarem, com segurança e saúde.
CHEGA DE ADULAR OS DONOS DE CARROS E OS DONOS DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS!