Ofertar aos estudantes do Ensino Médio da rede pública paranaense a oportunidade de estudar em instituições estrangeiras é o que prevê o projeto de lei do governo Ratinho Junior que será votado em primeiro turno pelos deputados na sessão desta segunda-feira (21).
Pela proposta, alunos a partir do segundo ano do Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos, poderão estudar no exterior, por um período de seis meses. O Programa Internacional Ganhando o Mundo concederá uma ajuda de custo ao estudante que ficará hospedado em casa de família ou residências estudantis cadastradas no programa.
Segundo o Executivo, o Programa Ganhando o Mundo oportuniza o crescimento, amadurecimento, independência, confiança e segurança dos estudantes, contribuindo para sua formação acadêmica e garantindo-lhes melhores oportunidades na vida profissional.
“O Programa, visa proporcionar aos estudantes da Rede Pública experiências e conhecimento por meio da vivência e convivência em ambiente educativo de outros países, nunca antes proporcionado aos estudantes das escolas públicas do Estado do Paraná. A formação integral e com qualidade precisa garantir que os estudantes sejam protagonistas no seu processo de escolarização, dando-lhes condições para definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho, como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos’, disse o governador Carlos Massa Ratinho Júnior na mensagem enviada à Alep.