Governo, prefeitos e deputados se mobilizam pela reabertura da Estrada do Colono

O movimento em defesa da reabertura da Estrada do Colono avançou nesta quinta-feira (6), em reunião no auditório da Ocepar no Show Rural em Cascavel, que reuniu a cúpula do Governo do Estado, integrantes da Frente Parlamentar pela reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e prefeitos da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop) e da Associação dos Municípios do Oeste (Amop). A estrada, de 17,5 quilômetros, corta o Parque Nacional do Iguaçu e liga Capanema e Serranópolis, foi fechada pela Justiça Federal em 2011.

Durante o encontro, o presidente da Amop e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, um dos organizadores da reunião, disse que o desejo é “abrir a Estrada do Colono para o mundo. Transformando numa estrada-parque nos moldes das existentes na Europa”. Segundo ele, “nunca o momento esteve tão propício. A Amop está nessa causa e temos os apoios da Frente Parlamentar da Assembleia e dos três senadores paranaenses”.

No encontro foi aprovada moção de apoio ao projeto que tramita no Senado Federal sobre o tema. O documento será encaminhado a todos os senadores.

Frente Parlamentar  – O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que 99% dos deputados estaduais apóiam a reabertura e que a criação da Frente Parlamentar na Assembleia foi a compreensão de que a reabertura da estrada é o resgate da história de uma região. “Agora nós vamos fazer uma mobilização junto aos senadores, porque não depende só dos três senadores do Paraná”.

Traiano disse que o presidente Jair Bolsonaro tem uma visão diferente em relação sobre o meio ambiente e o setor produtivo, e acredita que com a aprovação do Senado, o presidente irá “sancionar a lei que permita a reabertura da estrada em uma nova modelagem de estrada-parque”.

Para o presidente da Frente Parlamentar da Alep, deputado Nelson Luersen (PDT), o projeto de reabertura da estrada é focado na preservação e cuidados com o meio ambiente. “Existe um clamor muito grande pela preservação do meio ambiente, e nós temos essa responsabilidade de cuidar da fauna e flora. Queremos sim a reabertura da estrada, mas uma abertura consciente, discutindo com a sociedade, fazendo com que o turismo esteja presente na região e ter, quem sabe, num futuro bem próximo o direito de ir e vir nessa estrada, que é uma estrada histórica”, disse.

Governador – Transformar a estrada em um meio de atrair mais turistas para o Paraná. É esse o pensamento do governador Carlos Massa Ratinho Junior, caso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional. “Primeiro temos que ter uma estratégia de organização para explicar para a população o que é uma estrada-parque, uma estrada de turismo. Terá uma série de normas para as pessoas passarem por ali”, disse. “Além de aproximar duas regiões importantes, essa estrada vai trazer riqueza para o estado, porque vamos atrair turistas do mundo todo para conhecer essa maravilha que temos nessa região”, completou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui