A jornalista esportiva Nadja Mauad informa em seu blog, no G1-Paraná, que o governo do Paraná já trabalha com a possibilidade de transformar a Arena da Baixada em um hospital de campanha, para atender pacientes contaminados pelo coronavírus Covid-19. O Athletico colocou as suas instalações à disposição desde a última semana, quando publicou que tanto o estádio quanto o seu CT podem ser usados como as autoridades entenderem ser necessário, diz a jornalista.
Segundo Nadja, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) confirmou que já existem conversas e que tem trocado informações com médicos sobre essa alternativa. O local seria utilizado para atender e fazer o tratamento de casos considerados mais leves para ajudar a desafogar os hospitais.
Entre as iniciativas atuais do governo do Estado está a de disponibilizar hotéis na região central da cidade para abrigar profissionais de saúde.”Nós estamos, como anunciamos, abertos e colaborativos. Não seria apenas uma participação voluntária, mas sim obrigatória por questões de justiça, ética e moral, afirmou o presidente Mario Celso Petraglia à jornalista.
Entre os pontos favoráveis da Baixada está o fato de o estádio possuir um teto retrátil, que facilita qualquer operação e acomodação de pessoas, e também, por estar na região central de Curitiba. Segundo informações levantadas pela jornalista, o trabalho de transformação da Arena em hospital é de dois dias.