Governo federal anuncia medidas para trabalhadores

O Ministério da Economia informou na tarde desta quinta-feira (19), durante uma entrevista coletiva a jornalistas, que planeja pagar um auxílio para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e que forem afetados pela redução de jornada e salários diante da pandemia do coronavírus. A medida deve beneficiar até 11 milhões de trabalhadores, ao custo de R$ 10 bilhões. Os recursos serão provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Ao mesmo tempo, o  governo deve enviar ao Congresso um projeto de lei propondo custear o pagamento dos primeiros 15 dias de afastamento quando o trabalhador estiver com o coronavírus.

Atualmente, esse período é pago pelas empresas. O anúncio foi feito pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

Conforme este Contraponto noticiou nesta quarta-feira (18), o governo propôs a redução de até 50% da jornada, com corte do salário na mesma proporção, mediante acordo individual com os trabalhadores. A remuneração mínima continua sendo o salário mínimo. Além disso, será observado o princípio da “irredutibilidade” dos valores por hora recebidos pelos trabalhadores. (Informações do blog O Antagonista).

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui