Um dia após o anúncio de concurso para 2.400 vagas para policiais militares e bombeiros, a pauta nesta quarta-feira (4) na Casa Civil foram as melhorias para a Policia Civil do Paraná. Estiveram reunidos o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o secretario de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares (foto), o delegado-chefe da Policia Civil, Silvio Jacob Rockembach, o líder e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa(Alep), deputados Hussein Bakri e Tiago Amaral, e os deputados estaduais Delegado Recalcatti, Delegado Fernando Martins, Delegado Jacovos e Soldado Adriano José. O grupo vem tratando da pauta de melhorias desde o ano passado.
Algumas questões estão bem encaminhadas, segundo Tiago Amaral. Além da convocação de aprovados do concurso de 2018 de escrivães, prevista para o dia 12 deste mês, será anunciada na sequência a abertura de novo concurso para seleção de delegados, investigadores e papiloscopistas. Para abril, o foco será o reforço da estrutura e a carreira do policial.
Outro pedido da categoria que avançou foi a defesa jurídica de policiais pelo Estado. “Ficou definido que um projeto de lei será enviado pela Defensoria Pública do Paraná para a Assembleia Legislativa do Paraná para a assistência jurídica aos policiais civis e militares. Com o envio será pela Defensoria, não esbarramos na inconstitucionalidade, o que poderia derrubar a lei. O PL vai propor a criação de um núcleo especializado na defesa dos agentes de segurança. Eles arriscam a vida para defender a sociedade, e é justo que tanham a garantia de assistência jurídica”, explica Tiago Amaral, que é o relator do Orçamento.
Atualmente, o efetivo soma 3.838 policiais civis. Com os inativos, sobe para 5.932 pessoas. “Tratamos de pautas que vão melhorar as condições de vida e de trabalho dos agentes de segurança pública, como melhoria do efetivo, pra reduzir a sobrecarga de trabalho, questões remanescentes da reforma da previdência e o Estatuto da Policia Civil”, explicou Tiago Amaral.
A Segurança Pública do Paraná nunca avançou tão bem como está avançando hoje! Com planejamento e integração entre as forças, valorização dos servidores técnicos!
Muito por fazer ainda, mas a mudança que o Governo está realizando na Segurança foi positiva e significativa e produziu resultados para a sociedade!