(por Ruth Bolognese) – Se o governador Beto Richa não nomear o atual procurador-geral do MP-PR, Ivonei Sffogia para o cargo para o qual foi eleito, com votação expressiva na semana passada, irá contra um movimento nacional para que os governadores respeitem o primeiro colocado na lista tríplice. E Sfoggia teve quase a unanimidade dos votos, 625 votos dos 700 eleitores contra 427 do segundo colocado, Leonir Batisti.
Na verdade, a linguagem oficial e jurídica trocada entre o governador Beto Richa, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo e o procurador-geral, Ivonei Sfoggia em meados de 2016, tratando do Orçamento para 2017, esconde uma história complexa de atuação de alguns integrantes do Ministério Público do Paraná.
Tudo gira em torno do documento oficial que o Ministério Público do Paraná acordou com o governador e o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, para ser enviado e aprovado na Assembleia Legislativa.
A substituiçao de algumas folhas do documento final, entre o caminho da Assembleia Legislativa e o Palacio Iguaçú, com aumento de gastos muito superior ao combinado é que teria desandado de vez o relacionamento entre o procurador geral, Ivonei Sfoggia e o governador Beto Richa e seu secretário da Fazenda, Mauro Ricardo.
Na verdade, qualquer mudança no Orçamento acordado entre o MP e o governo do estado só poderia ser feita através de emenda ou substituto no plenário da Assembléia e o assunto tomou contornos muito mais graves.
Nesse quadro, surge o nome de José Deliberador Neto, sub-procurador geral para Assuntos Administrativos do MP, o responsável pelo Orçamento do Ministério Público e no cargo há várias gestões. Ele tomou medidas internas, instaurou processos e tudo foi se acomodando aos poucos.
O que não se restabeleceu foi o relacionamento entre o governador Beto Richa , o secretário da Fazenda e o procurador –geral, Ivonei Sfoggia. Em algum ponto do caminho, tanto Richa como Mauro Ricardo se sentiram constestados, para não dizer, enganados, pela cúpula do MP.
P.S. – O prazo final pra nomeação é dia 29 de março. Depois disso automaticamente o mais votado é nomeado e empossado pelo Colégio de Procuradores de Justiça
Aqui está a resposta para o Richa. Quem é o “dono”?? Quanta maldade. Por que ser tão vingativo assim. Afinal somos todos uma família.