Goura navega no Rio Iguaçu e alerta para o descaso, “é o 2º mais poluído do Brasil”

Você navegaria no segundo rio mais poluído do Brasil? Difícil é ter coragem e disposição para tanto. Mas foi o que fez o candidato a vice-prefeito de Curitiba, Goura, pela Coligação Curitiba + Social e Humana (PSB, PDT, PT, PCdoB e PV) e que tem Luciano Ducci como candidato a prefeito.

“Nós não podemos continuar tratando os nossos rios como depositários do nosso lixo, da nossa sujeira e não fazer nada diante de tanto descaso”, disse Goura no Rio Iguaçu, no trecho da confluência com o Rio Belém. Nessa aventura, Goura foi acompanhado da namorada Ligia Ziggiotti.

Recuperar nossos rios

“Vamos fazer de tudo, com políticas públicas efetivas envolvendo a população, com orçamento público, com o apoio do Governo Federal, para fazer com que isso aqui volte a ser o patrimônio ecológico de todos nós”, prometeu Goura.

Ele lembrou que o Rio Iguaçu é considerado o segundo rio mais poluído do Brasil. “Então gente, este é o segundo rio mais poluído do Brasil, o Rio Iguaçu. Que quer dizer ‘grande rio’, que nasce aqui na região de Curitiba e vai até Foz do Iguaçu, até a cataratas”, alertou Goura.

 Iguaçu e Belém

“Aqui a gente vê o descaso com esses dois grandes rios da nossa cidade. O Rio Belém chegando extremamente sujo e extremamente poluído, um rio que nasce em Curitiba, lá no Cachoeira, e cruza toda cidade e deságua aqui no Rio Iguaçu”, descreveu Goura.

Para reverter a situação de calamidade em que se encontram os rios da Bacia Hidrográfica do Alto Iguaçu, o candidato a vice-prefeito de Curitiba disse que é preciso mobilizar o poder público, as universidades e a sociedade como um todo.

“Vamos conversar e dar a primeira remada. Se você quer mudar essa situação de poluição dos nossos rios, vem com a gente para juntos mudarmos essa situação de descaso com ecologia e com a natureza”, conclamou Goura.

 Curitiba Verde e Azul

Goura disse que a Campanha Ducci+Goura tem a proposta de um programa para cuidar dos rios e árvores da capital paranaense. “É o Curitiba Verde e Azul, que é um programa de cuidado integral dos rios da cidade, composto por três eixos principais: despoluição dos rios, preservação das nascentes e margens, e criação de novos corredores ecológicos”, detalhou.

Entre os diversos estudos demonstram que o Rio Iguaçu é o segundo mais poluído do país estão: Observando os Rios – O retrato da qualidade da água nas bacias hidrográficas da Mata Atlântica – Fundação SOS Mata Atlântica; Água, problemas complexos e o Plano Nacional de Segurança Hídrica, Ipea, 2022 e Panorama da qualidade das águas superficiais no Brasil / Agência Nacional de Águas (ANA).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui