Gleisi vira ministra da articulação política do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou nesta sexta-feira (28) a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), pasta responsável pela articulação política do governo. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto e publicada no G1.

Atual presidente nacional do PT, Gleisi vai substituir Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde. A posse de Gleisi está marcada para 10 de março.

Perfil

Presidente do PT desde 2017, Gleisi Hoffmann dirigiu o partido em um dos momentos mais delicados dos seus 45 anos de história, durante o avanço da Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff, a vitória de Jair Bolsonaro e os 580 dias de prisão de Lula.

Deputada federal (PR), Gleisi teve papel importante na campanha de 2022, porém o presidente optou por deixá-la no comando do PT. Nos últimos dois anos, a parlamentar foi ouvida com frequência por Lula antes de decisões importantes.

O presidente costurou a nomeação de Gleisi como ministra junto com a sucessão do PT, que neste ano escolhe um novo comando. Com Gleisi, Lula coloca no governo um nome com posições mais a esquerda e crítico da agenda do mercado financeiro.

Antes de presidir a legenda, ela foi senadora entre 2011 e 2018. A parlamentar se licenciou do mandato de 2011 a 2014 para exercer o cargo de ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma.

Gleisi iniciou a trajetória política no movimento estudantil no Paraná, formou-se em Direito, atuou como secretária estadual em Mato Grosso do Sul e foi secretária de Gestão Pública em Londrina. Também foi diretora financeira da Itaipu Binacional. (Do G1).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui